" Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra o professor,assim,não morre jamais..."

Rubem Alves

Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Como ensinar as crianças a não julgarem pela aparência

O QUE ESCREVER EM UM REGISTRO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

FONTE :naescola.eduqa.me

(site excelente para professor ,nós recomendamos)



O QUE ESCREVER EM UM REGISTRO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?


Abaixo, segue um modelo de relatório a ser desenvolvido na Educação Infantil:


QUAL FOCO DO SEU REGISTRO?

Defina sobre o que quer falar: há 3 tipos de registros: sobre atividade, rotina ou sobre as crianças.


SOBRE UMA ATIVIDADE:

Qual foi a proposta, o material utilizado, como a turma se organizou e de que forma a atividade se desenvolveu,

explore os seus resultados.


SOBRE A ROTINA DE CLASSE:


Quais foram os alunos que faltaram, quem se alimentou, quem se recusou a comer? quais crianças choraram,

quais demonstraram mais entrosamento ou mesmo problema de comportamento, como foram resolvidos

os problemas encontrados durante o dia?


SOBRE UMA CRIANÇA


Desenvolvimento de cada criança durante a etapa avaliativa, registre de forma individual o máximo que puder,

destaque também quem teve mais entrosamento e desenvoltura no coletivo, como se apresentaram os aspectos

cognitivos e emocionais da criança? Como desenvolveram estratégias para resolverem conflitos internos?.



CRIE UM PORTFÓLIO PARA VISUALIZAR A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA.


O portfólio é um potente instrumento de avaliação do indivíduo, por meio dele, o professor e responsáveis

pela criança poderão acompanhar de perto como anda o desenvolvimento de seu pequenino.


REFLITA DIARIAMENTE SOBRE SEU PAPEL JUNTO AOS ALUNOS.


O professor reflexivo torna-se peça chave para o desenvolvimento de seus alunos. Lembre-se que,

você é o ponto de referência de muitos, reflita sobre isso.

Sugestões de Palavras para Relátórios





Sequência Didática


SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

Etapas de uma sequência didática



Resultado de imagem para desenhos escolares png
Adicionar legenda

 O modelo de sequência didática adotado no trabalho proposto está dividido em quatro etapas, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). São elas: apresentação da situação, primeira produção, construção dos módulos e produção final.
 1ª ETAPA: APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO 1- O aluno deve ser exposto ao problema de comunicação que constitui o projeto coletivo da turma. A produção de um gênero será a tarefa de comunicação oral ou escrita que os alunos deverão realizar; o professor dá indicações sobre quem serão os destinatários, as finalidades, o gênero a ser abordado, o suporte material da produção, etc.
 2- O aluno tem que conhecer o conteúdo com o gênero com o qual vai trabalhar e saber da sua importância. 3- O aluno terá o primeiro encontro com o gênero leitura ou audição de textos do gênero e organização do mural da classe.
 2ª ETAPA: A PRIMEIRA PRODUÇÃO 1- A produção inicial pode ser simplificada, somente dirigida à turma ou a um destinatário fictício. 2- A produção inicial: instrumento de avaliação diagnóstica para verificação das capacidades reais dos alunos.
 3- Início da avaliação formativa: define os pontos em que o professor precisa intervir melhor; permite ao professor adaptar os módulos ou oficinas de maneira mais precisa às capacidades reais dos alunos; determina o percurso que o aluno tem ainda a percorrer.
 3ª ETAPA: MÓDULOS OU OFICINAS 1- Trabalhar problemas detectados na avaliação diagnóstica. Problemas de níveis diferentes. a) representação da situação de comunicação (contexto de produção); b) pesquisas e leituras para melhorar a falta de conhecimentos sobre o tema;
 c) atividades para o planejamento do texto: a estrutura mais ou menos convencional do gênero; d) atividades sobre o estilo do gênero em diferentes autores; e) atividades sobre os títulos; f) atividades de observação e de análise de textos;
9 g) tarefas simplificadas de produção de textos; h) análise linguística (ortografia, pontuação, conexão, coesão referencial, coesão verbal, organização sintática, variante linguística, vocabulário…); i) atividades com gêneros orais pertinentes; 2- Análise das atividades realizadas para capitalizar as aquisições: elaboração da “lista de constatações”.
 4ª ETAPA: A PRODUÇÃO FINAL: culminância da avaliação 1- Possibilita ao aluno pôr em prática as noções e os instrumentos elaborados separadamente nos módulos. 2- Completar a proposta de interação inicial, enviando textos aos destinatários. (…). Acompanhe o slide e o material completo no link que segue:
Fonte: http://slideplayer.com.br(http://jottaclub.com/2017/02/sequencia-didatica-etapas-de-uma-sequencia-didatica/)

Poderá gostar também :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...